Páginas

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Aprendendo a criar um Blog!!!

Os alunos dos 5ºs anos estão trabalhando com o tema " Internet", desde a sua invenção, evolução, aspectos positivos, negativos e o que podemos fazer com ela, por conta das facilidades do mundo moderno: estudar, pesquisar, comprar e interagir. 
Na FETEC 2012 irão criar um Blog para apresentar os trabalhos feitos no laboratório e perceber a importância do mesmo.
Uma das coisas mais fáceis que se tem é criar um blog, a quantidade de informações na internet, artigos explicativos passo a passo, como este que você verá abaixo, acaba facilitando a sua vida.
Optamos por uma das maiores empresas na internet que disponibiliza o serviço de BLOG GRÁTIS, o Google. No Google o serviço é chamado de Blogger.
Primeiro passo:
Primeiramente você precisa de um cadastro para que possa usar o serviço GRÁTIS de BLOG do Google, então acesse o linkhttps://www.blogger.com/signup.g para que abra o site para cadastro do BLOG
Você verá uma tela idêntica a esta:

Você deve preencher atentamente para que não esqueça de nenhum campo, para isto iremos lhe auxiliar.
Vamos Preencher ? Passo a Passo
Endereço de e-mail :
Você ja deve possuir um endereço de Email, pode ser o mesmo que você usa para acessar o Orkut, Gmail, etc.
Digite novamente o endereço de e-mail:
Confirme o endereço de Email exatamente como você fez acima.
Digite uma senha:
Escolha uma senha para acessar o BLOG, ela tem que ser de no MÍNIMO 8 caracteres
Digite novamente a senha: 
Redigite a senha que você criou acima.
Nome de tela:
Este vai ser o nome que você vai usar quando escrever seus posts.
Verificação de palavras:
Digite exatamente as letras que aparecem na imagem.
Aceitação dos termos:
Marque a caixinha “Aceito os Termos de Uso” Se preferir, leia os termos de uso antes de aceitar.
Agora é só clicar em Continuar, caso você tenha cometido algum erro, você será impedido de continuar, e os erros aparecerão em vermelho, para que você possa corrigir.
Segundo passo:
Este é o segundo passo do cadastro, estamos quase finalizando:

Aqui você também precisa preencher com muita atenção para nao cometer erros, Veja abaixo, como e o oque preencher.
Título do Blog:
Escreva um titulo para o seu blog, por exemplo: Blog do Joãozinho
Endereço do blog:
Este será o endereço que todos poderão acessar o blog, como se fosse um site na internet, exemplo: http://blogdojoaozinho.blogspot.com
Verificação de palavras:
Verifique novamente as letrinhas confusas, se for preciso peça ajuda para alguém.
Clique em Continuar
Você agora deve escolher a aparencia do seu blog. Fique a vontade quanto a escolha:

Após selecionar a aparência, clique em Continuar
Terminamos!

Clique em COMEÇAR A USAR O BLOG
Agora é só começar a escrever no seu blog, e mostrar para os amigos!

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Cuidados com a Internet!!!

Conhecendo mais sobre a Internet


Interface pode significar várias coisas. Em informática geralmente se refere a uma forma de comunicação entre duas coisas distintas: entre uma placa de vídeo e a placa mãe, por exemplo (no caso a “comunicação” se daria por meio de uma interface ou barramento).
Interface Gráfica é um conceito da forma de interação entre o usuário do computador e um programa por meio de uma tela ou representação gráfica, visual, com desenhos, imagens, etc. Geralmente é entendido como a “tela” de um programa.
A interface gráfica do Windows por exemplo, pode ser entendida como o conjunto da barra de tarefas com a área de trabalho e o menu Iniciar. A interface de um programa é a sua tela, o seu modo de dispor as coisas na tela. Não é tão complicado entender.
Ao ouvir que um programa teve melhorias na interface, quer dizer que a tela dele foi alterada, por exemplo, mudando as posições dos botões, menus e itens diversos – geralmente tornando o uso do programa mais fácil.

A Internet é um grande conjunto de redes de computadores interligadas pelo mundo inteiro; de forma integrada viabilizando a conectividade independente do tipo de máquina que seja utilizada, que para manter essa multi-compatibilidade se utiliza de um conjunto de protocolos e serviços em comum, podendo assim, os usuários a ela conectados usufruir de serviços de informação de alcance mundial.
A comunicação via Internet pode ser de diversos tipos: Dados,Voz,Vídeo, Multimídia.Devido a recursos cada vez mais "pesados", uma maior velocidade das transmissões torna-se cada vez mais necessária.

A Internet é uma rede capaz de interligar todos os computadores do mundo. O que faz a Internet tão poderosa assim é um processo da informática que atende pelas siglas TCP/IP (Protocolo de Controle de Transferência/Protocolo Internet). Todos os computadores que entendem essa linguagem são capazes de trocar informações entre si. Assim podem se conectar máquinas de diferentes tipos, sejam eles PC's, Mac's e Unix.

 A Internet é organizada na forma de uma teia. Se você pretende acessar um computador no Japão, por exemplo, não é necessário fazer um interurbano internacional, basta conectar-se a um computador ligado à Internet em sua cidade. Esse computador local está conectado a uma máquina em outro estado (ou país) e assim por diante, traçando uma rota até chegar ao destino. São máquinas de alta capacidade, com grande poder de processamento e conexões velozes, conhecidas como servidores, controladas por universidades, empresas e órgãos do Governo.

As informações na Internet passam por vários computadores até chegarem aos seus destinos.
        Essa forma de funcionamento garante um custo baixo de conexão. Você só precisa pagar a ligação local e o seu fornecedor de acesso. Essa empresa ou instituição cobra taxa mensal de cada usuário para cobrir, entre outros, os custos da conexão com a rede.


O Provedor de acesso faz a ligação entre o seu computador e a Internet.

Serviços Internet

WEB

        O principal serviço da Internet é a Web, a parte multimídia da rede. É na Web que você pode ler jornais eletrônicos, fazer compras em shoppings virtuais e consultar banco de dados. É possível ainda saltar de um lugar para outro na Internet por meio de páginas interligadas.
A quantidade e a diversidade do conteúdo colocado na web é tão grande que é preciso utilizar serviços de catalogação para encontrara as informações que você está procurando. Na maioria das home pages essa tarefa fica mais fácil, com a utilização geralmente dos "Gophers" da Internet, ou seja, ferramentas de busca como o RadarUol, Cadê, Surf, etc...

Correio Eletrônico

        Com o correio eletrônico, pode-se enviar mensagens para qualquer usuário da rede. O texto chega ao destino em minutos. (ou horas, dependendo do tráfego) e o usuário não precisa estar conectado para receber a mesma. A mensagem fica armazenada em uma caixa postal eletrônica até que o destinatário resolva abrir o envelope digital.

Transferência de Arquivos

       Com o FTP (File Transfer Protocol) é possível copiar programas gratuitos de servidores da rede. A maioria destes servidores está localizado em univesidades e contém todos os tipos de Softwares.
Você pode encontrar desde utilitários anti-vírus, até aplicativos completos.

Grupos de Discussão

        A Internet é uma grande comunidade virtual. Como toda comunidade, tem clubes, que reúnem pessoas com interesses semelhantes. Na rede esses clubes são chamados de grupos de discussão e podem acontecer de duas formas: existem os grupos da Usenet, que funcionam como quadros de avisos divididos por assuntos, e os canais de Chat, onde os usuários podem bater papos ao vivo em salas especiais para cada assunto.



Trabalhando com Interpretação de texto...

Estamos trabalhando com a evolução e a importância dos meios de Comunicação. Hoje, o foco será a influência deles em nossa rotina. Nada melhor do que uma história para ilustrar e dar exemplos sobre a explanação do assunto na sala.




segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Fazendo Acontecer nas Aulas de Robótica!!!!









A História da Comunicação: Contextualizando para o Projeto!!!




1. Só no papo
A fala surge quando gestos, expressões faciais e o uga-uga da Pré-História não são mais suficientes

2. A mensagem eternizada
A escrita libera o cérebro da tarefa de memorizar. Com ela, o saber pode ser acumulado fora do corpo e é possível deixar registros que serão vistos mesmo depois da morte. A palavra escrita torna-se sagrada e os livros, pilares das religiões

3500 a.C.
Os egípcios criam os hieróglifos

4000 a.C.
Já havia serviço de correio entre chineses

8000 a.C.
As primeiras inscrições em carvernas são dessa data

3. Reprodução em série
A prensa, inventada por Gutenberg em 1452, permitiu a reprodução fiel e a difusão de uma mesma mensagem. Os acontecimentos circulam com rapidez. Notícias ganham alcance continental, de forma periódica. Instala-se a idéia da liberdade de imprensa: é preciso dizer tudo

305 d.C.
Primeiras prensas de madeira inventadas na China

1450
Jornais aparecem na Europa

1650
Primeiro jornal diário aparece na Alemanha

4. A mensagem sem fronteiras
O ar é um suporte mais dinâmico e democrático do que as folhas de papel. Com os veículos "de massa", é possível atingir uma multidão de anônimos. As ondas do rádio encurtam distâncias. O telégrafo e o telefone possibilitam a comunicação instantânea - com a interação quase imediata de emissor e receptor - e, por isso, funcionam quase como extensões do corpo

1835
O telégrafo elétrico é inventado por Samuel Morse

1876
Alexander Graham Bell patenteia o telefone elétrico

1887
Emile Berliner inventa o gramofone

1894
O italiano Marconi inventa o rádio. Trinta anos depois, o veículo está no auge da sua popularidade

1899
Primeira gravação magnética, ponto de partida de fitas cassete

1948
Inventado o LP de vinil de 33 rotações

5. A ilusão do mundo real
A comunicação audiovisual poupa-nos o esforço da imaginação. Da urgência de captar o movimento de uma sociedade industrializada, surge a fotografia. Logo o cinema cria a ilusão do movimento real. A TV traz o mundo para dentro da sala - e, com ele, as mensagens publicitárias. Há uma nova maneira de perceber o planeta: é o começo da globalização

1827
Joseph Nicéphore Niépce faz a primeira fotografia de que se tem notícia

1888
Aparece a câmera fotográfica de filme de rolo

1895
Os irmãos Lumière inventam o cinema na França

1910
Thomas Edison faz a demonstração do primeiro filme sonoro

1923
A televisão é inventada por Vladimir Kosma Zworykin

1927
Primeira transmissão de televisão na Inglaterra

1934
Inventado o videotape

6. Tudo ao mesmo tempo agora
O mundo virtual é um imenso arquivo de dados sempre disponível. Não há fronteiras: tudo está ligado em rede planetária. E um minúsculo aparelho é capaz de nos dar acesso a todo esse universo. Os impactos da internet mudam as relações de trabalho, o aprendizado e a vida social. É preciso rever alguns conceitos, como a liberdade de expressão

1971
Surge o primeiro disquete de computador

1976
Inventado o computador pessoal Apple I

1981
Vendido o primeiro PC da IBM

1994
Nasce a World Wide Web

quarta-feira, 15 de agosto de 2012


Dia da Informática, será que é importante comemorar?

Começamos a aula hoje tecendo sobre o nosso projeto "Conexão Geral " e durante toda a explanação, os alunos dos 4ºanos assistiram apresentações e vídeos sobre a Importância e a Evolução dos Meios de Comunicação: O que é comunicação? Tipos de comunicação? É importante a gente se comunicar? E se não acontecer essa comunicação, o que fazer? A comunicação só existe quando falamos? Quem aqui na sala consegue viver sem a Tecnologia? Sem televisão? Sem computador? Vamos conhecer um pouquinho hoje sobre o Computador e várias e várias perguntas e respostas e muito aprendizado fez parte da nossa aula hoje para comemorar esse grande Dia!!!!








segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Cronologia da Informática: Principais invenções e acontecimentos.


Acompanhem toda a evolução:
  • 1622: A régua de cálculo- William Oughtred;
  • 1642: A primeira máquina de somar- Blaise Pascal;
  • 1834: Primeiro computador digital programável- Charles Babbage;
  • 1850: Primeira máquina  de somar com teclado- EUA;
  • 1890: Primeira análise automática de dados de recenseamento;
  • 1930: primeira grande máquina analógica- Vannevar Bush;
  • 1942: Calculador eletrônico digital automático- John V. Atanasoff e Clifford Berry;
  • 1944: O Calculador digital da Universidade de Harvard- Howard H. Aiken;
  • 1945: ENIAC- considerado como o primeiro verdadeiro computador;
  • 1946: Introdução do conceito de programas armazenados na memória;
  • 1950: Primeiro computador produzido em massa- Univac I;
  • 1953: A IBM entra no campo dos computadores;
  • 1954: Primeiro computador eletrônico para gestão;
  • 1960: A utilização de transístores;
  • 1965: Terceira geração-computadores com circuitos integrados constituídos por uma única pastilha de silício;
  • 1971: Surgem os microprocessadores;
  • 1979: 1 milhão de "bits" de informação.
Fonte: História dos Grandes Inventos, 1983. Seleções do Reader's Digest.


Conexão Geral: Iniciando os Projetos para a Nossa Feira de Informática!

Trabalhar com os alunos a Evolução e a importância dos Meios de Comunicação é uma preocupação constante do Núcleo de Educação Tecnológica, e o tema  " Conexão Geral" já diz tudo, não é? 
Hoje daremos início ao planejamento e dinâmicas para a nossa Feira de Informática!!!! 
A turminha da Educação Infantil começou a aula hoje vendo um belíssimo vídeo sobre as Palavrinhas Mágicas, palavras essas fundamentais para a nossa vida e observaram a importância de falar e tratar as pessoas com respeito, carinho e atenção!!! 


sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Homenagem aos Pais - 2012

Olá, Caríssimos Pais! 

O amor paterno é um referencial que guia um filho pelo caminho do bem durante a vida. A Equipe de Educação Tecnológica do Colégio Módulo junto com seu filho, preparam uma homenagem muito especial.
Confiram clicando na imagem abaixo:



Oficina de Robótica para o Dia dos Pais - 2012



Queridos Pais,

A Equipe de Educação Tecnológica do Colégio Módulo tem um imenso prazer em recebê-los em nosso Laboratório de Robótica.E, preparamos uma dinâmica com os nossos recursos tecnológicos com a finalidade de promover um divertido momento de interação entre os senhores e seus filhos(as).

Montagem

Programação

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Opinião de uma "Galerinha" muito Especial!!!



" Ser amigo, companheiro e leal de toda vida!"

                Ricardo e Sérgio 4º ano A


" Pai é um exemplo de vida, principal parte da vida, 

   sem ele não  conseguimos viver!"
                 João Victor e Arthur 4º ano A


"É está ao lado do seu filho em todo momento!" 

   Alícia e Lys 4º ano A

" É ser carinhoso, amor, amizade!
Marcela

" Ser Pai é ser companheiro em todas as horas e 
me ajudar a crescer na vida fazendo sempre o bem!"
Júlia

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

XVII Jogos Internos do Colégio Módulo 2012!!!

Muita festa, animação, euforia, desfile, juramentos, homenagens, músicas e coreografias marcaram a abertura dos XVII Jogos Internos do nosso querido colégio!!!Show de bola!!!!
Parabéns aos participantes, alunos dos 6º Anos do Ensino Fundamental aos 3º Anos do Ensino Médio, Professores de sala,  de Esportes,de Tecnologia, Coordenações, ex-alunos, pais, familiares e amigos que prestigiaram mais um ano e compartilharam conosco dessa emoção!!!!
Confiram:























Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...