Páginas

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Medindo distâncias com o Hodômetro - 6° Ano

Hodômetro

é um equipamento destinado a medir a distância percorrida por um veículo. Normalmente ele é indicado no visor com a palavra "ODO" para distância total e "DST" para distâncias parciais.
O velocímetro trabalha em conjunto com o odômetro, pois o cálculo é feito entre a distância percorrida e o tempo em questão, gerando a velocidade atual. Hoje em dia, a função do hodômetro pode ser realizada também através doGPS.






Unidades de Medidas

Para melhor conhecer as grandezas que interferem num fenômeno, a Física recorre a medidas.Unidade de medida é uma quantidade específica de determinada grandeza física e que serve de padrão para eventuais comparações, e que serve de padrão para outras medidas.
Sistema internacional de unidades (SI): Por longo tempo, cada região, país teve um sistema de medidas diferente, criando muitos problemas para o comércio devido à falta de padronização de tais medidas. Para resolver o problema foi criado o Sistema Métrico Decimal que adotou inicialmente adotou três unidades básicas: metro, litro e quilograma.
Entretanto, o desenvolvimento tecnológico e científico exigiu um sistema padrão de unidades que tivesse maior precisão nas medidas. Foi então que em 1960, foi criado o Sistema Internacional de unidades(SI). Hoje, o SI é o sistema de medidas mais utilizado em todo o mundo.
Existem sete unidades básicas do SI que estão na tabela abaixo:



GrandezaUnidadeSímbolo
Comprimentometrom
Massaquilogramaq
Temposegundos
Corrente ElétricaAmpèreA
TemperaturakelvinK
Quantidade de matériamolmol
Intensidade luminosacandelacd


Desafio:
O objetivo desse desafio é encontrar a medida em centímetro ou metros, dos caminhos expostos na mesa oficial de competição. Primeiro, use a régua na mesa de competição como parâmetro para definir as grandezas em seu hodômetro. Depois, efetue a medida dos caminhos e anote no questionário abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...